Incentivo a práticas de saúde e segurança do trabalho: contribuição para a qualidade de vida de operários da construção civil

Cinthya Santos da Silva

Amanda Jessica Rodrigues da Silva

Thacyla Milena Placido Nogueira

Gastão Coelho de Aquino Filho

Austriclinio da Costa Wandeley Neto

Cicero de Souza Nogueira Neto

Resumo

Este trabalho de extensão se propôs a evidenciar os riscos em canteiros de obras na cidade de Cajazeiras na Paraíba e promover noções sobre saúde e segurança do trabalho para operários da construção civil, contribuindo assim para a qualidade de vida neste ambiente de trabalho. No decorrer das atividades foram realizadas visitas em canteiros de obras, realização de palestras acerca dos problemas específicos deste tipo de ambiente de trabalho e distribuição de uma cartilha elaborada durante a execução do projeto, na qual contém noções de saúde e segurança no trabalho com base nas Normas Regulamentadoras (NR’s). Foram detectados alguns problemas nos locais visitados, tais como: periferias abertas, risco de queda em poço de elevador, e de queda de materiais, escada sem apoio adequado, andaime sem travamento adequado e fechamento de suas extremidades; além de evidenciar o descaso na utilização de EPI’s. Entendendo que a conscientização dos trabalhadores é fundamental para redução do índice de acidentes na construção civil, consideramos que o desenvolvimento do projeto trouxe grandes benefícios, tendo em vista, que a disseminação de informações dadas nos canteiros de obras, contribuíram para que os trabalhadores reconhecessem as suas responsabilidades no que concerne à adoção de boas práticas de segurança no trabalho.

Palavras-chave


Saúde. Segurança do trabalho. Construção civil.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p68-73

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1065

Total de downloads do artigo: 765