Programa de ações direcionadas para saúde de trabalhadores a partir de ambientes saudáveis em canteiros de obras

Luan Carvalho Santana de Oliveira

João Vitor Fragoso de Medeiros

Gastão Coelho de Aquino Filho

Dario Oliveira Neto

Alison Silva de Oliveira

Ricardo Araújo Cavalcanti de Lira

Resumo

Este artigo relata a experiência vivida em um projeto de extensão que teve como objetivo identificar o uso das normas reguladora de segurança do trabalho nos canteiros de obras, no município de Cajazeiras-PB, e também, como se dá a gestão dos resíduos sólidos gerados nessas obras. Foram realizados levantamentos de dados através questionários, os quais foram aplicados com trabalhadores da construção civil. Após a coleta dos dados de campo, foi possível fazer a tabulação dos resultados e a devida inferência, da relação entre as recomendações previstas nas normas brasileiras e como as mesmas são aplicadas nos canteiros de obras, no município de Cajazeiras-PB; paralelamente, e no mesmo período, foram confeccionados os mapas de risco dessas obras, com o auxílio das observações empíricas dos operários.  Os resultados obtidos serão disponibilizados aos órgãos públicos, parceiros e construtoras com intuito de impactar e melhorar a execução das obras nesse município, que as mesmas passem a cumprir as normas legais e o gerenciamento dos resíduos gerados nas mesmas.

Palavras-chave


Segurança do Trabalho


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p44-51

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1270

Total de downloads do artigo: 1181