Análise de manifestações patológicas em escolas públicas no Município de Cajazeiras-PB

Gastão Coelho de Aquino Filho

Dário Oliveira Neto

Gabriel Saraiva Moraes

João Vitor Fragôso de Medeiros

Virginio Francisco Moura Neto

Resumo

No intuito de realizar uma análise da situação predial nas escolas públicas do Município de Cajazeiras-PB, foram feitos levantamentos nas estruturas edificadas de duas escolas municipais buscando sintomas de manifestações patológicas, bem como suas possíveis causas, formulando relatórios acompanhados de registro fotográfico e com um mapeamento indicando a presença dessas manifestações, em planta, para cada unidade escolar inspecionada. No auxílio do diagnóstico foram aplicados questionários práticos e intuitivos a um público alvo de professores e funcionários. As manifestações patológicas foram agrupadas por ambiente de propagação em que se apresentam os sintomas em cada escola, realizando-se assim, resultados estatísticos de incidência desses danos construtivos ocorridos. Os relatórios foram entregues aos órgãos educacionais e responsáveis pelas escolas, para que tomassem conhecimento e realizassem intervenções, bem como os devidos reparos. Nos relatórios, concluiu-se que entre os problemas presentes nas estruturas escolares vistoriadas pela equipe, encontraram-se danos que comprometem a segurança, conforto e saúde de funcionários e alunos.

Palavras-chave


Patologias das construções. Construção civil. Escola


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p3-10

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1079

Total de downloads do artigo: 1188