Práticas de educação em saúde desenvolvidas pelos discentes do Curso Técnico de Enfermagem do CEFET/RJ UNED-Nova Iguaçu

Fernanda Zerbinato Bispo Velasco

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ

Cristiane Rosa Magalhães

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ

Marcela Dos Santos Ferreira

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ

Grazielle de Assis Rosa

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ

Thalita Ferreira de França

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ

Victória dos Santos Franco

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ

Resumo

O projeto desenvolvido teve como foco as práticas educativas em saúde, direcionadas aos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental da escola Municipal Marcílio Dias, situada no município de Nova Iguaçu. Esse projeto de extensão teve como objetivo criar práticas pedagógicas diferenciadas para a formação do técnico de enfermagem. Aumentando a interação desses futuros profissionais de saúde com a comunidade, através das práticas educativas, que visam melhorar a saúde dos jovens e da comunidade através de rotinas preventivas. Os futuros técnicos de enfermagem envolvidos nessas atividades promoverão palestras fazendo uso de material audiovisual, cartazes e dinâmicas com os diversos temas de saúde coletiva, adaptados para o público-alvo, para que houvesse a melhor compreensão possível do conteúdo que estava sendo abordado. Participaram das atividades um total de 48 alunos. Partindo do princípio que desenvolver conhecimentos e destrezas para o autocuidado na saúde e prevenção de conduta de riscos, contribui para a melhoria da saúde e do desenvolvimento humano; temos que as ações desenvolvidas nesse projeto permitem que os futuros profissionais de saúde compreendam a importância da educação e da prevenção para a manutenção da saúde da comunidade.

Palavras-chave


educação; saúde; enfermagem; formação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p59-67

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