Produção de hortaliças com o uso eficiente de água em propriedades rurais do Sítio Barrocas, Sousa-PB

Francisco Sales Oliveira Filho

Carlos Alberto Lins Cassimiro

Raquel Tito Silva

Edvanildo Andrade Silva

Eliezer Cunha Siqueira

Resumo

Este trabalho objetivou capacitar, conscientizar e/ou atualizar agricultores (as) familiares sobre o uso de tecnologias alternativas para o manejo eficiente da água e insumos, no cultivo de hortaliças, em imóveis rurais do Sítio Barrocas, município de Sousa-PB.  Utilizou-se como base tecnológica os “canteiros econômicos”, que têm como princípio básico, o baixo consumo de água e de insumos agrícolas, contribuindo para uma produção diversificada e saudável de diversas hortaliças, sobretudo, em épocas de estiagem. Para o manejo dos canteiros realizou-se práticas agroecológicas a exemplo do controle alternativos de fitopatógenos, utilização de adubos orgânicos e consorciação de culturas, possibilitando, assim, uma produção de hortaliças de qualidade, isentas de resíduos tóxicos e a baixo custo. Através da capacitação e interação, notou-se que os moradores aceitaram a tecnologia, pois a mesma utilizava em menor quantidade o bem mais precioso em regiões Semiáridas, que é a “Água”, A autonomia sobre a construção da tecnologia foi satisfatória, todos os evolvidos têm plena capacidade de expandir sua produção. Concluímos esse estudo, com algumas percepções sobre a vida no campo, uma delas é a falta de atavismo, pois as pessoas que estão no campo não têm uma expressiva intimidade com o meio, sendo aquele ambiente apenas um local de descanso, quebrando assim um vínculo com a natureza e a agricultura, deixando de lado saberes agrícolas passados de geração para geração, proporcionando assim a desconstrução do perfil camponês. No entanto, nota-se soberania feminina nas atividades rurais, que asseguram e possibilitam uma continuação e aperfeiçoamento dos saberes culturais e populares da região.

Palavras-chave


Canteiros econômicos; Agroecologia; Água; Agricultura Familklar


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p68-76

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1576

Total de downloads do artigo: 1534