Avaliação antropométrica de alunos do ensino médio da rede escolar estadual da Paraíba

Kalliany Jalify das Neves Miranda

Maria Gabriela Carvalho Cabral

Luiz Fernando Alves Rodrigues

Resumo

O presente trabalho expõe o resultado de uma pesquisa, cujo objetivo é diminuir carência de trabalhos sobre análise antropométrica da população em fase escolar de nível médio. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Campina Grande-PB, em uma escola de ensino médio da rede estadual, e contou com a participação de 29 alunos que se propuseram a participar voluntariamente. Questionários qualitativos e quantitativos foram desenvolvidos para a avaliação dos hábitos alimentares e da prática de exercícios físicos dos estudantes e registro das medidas das 17 variantes antropométricas selecionadas. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que grande parte dos entrevistados realiza várias refeições diariamente e frequentemente praticam exercícios físicos, e considerando que os hábitos alimentares e a prática de exercícios são fatores que influenciam diretamente as medidas corporais, observou-se que aqueles alunos que realizam as mesmas quantidades de refeições e praticam exercícios com a mesma frequência possuem suas medidas corporais semelhantes.

Palavras-chave


Antropometria. Avaliação antropométrica. Variante antropométrica. Hábitos alimentares. Exercícios Físicos.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p03-11

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1168

Total de downloads do artigo: 971