Construções em áreas de risco na Cidade de Cajazeiras-PB: registros de irregularidades e patologias

Gastão Coelho de Aquino Filho

Alex Iury Vidal Landim

Dario Oliveira Neto

João Vitor Fragoso de Medeiros

Resumo

Com o do mercado imobiliário aquecido, as facilidades para adquirir um imóvel e a vinda de várias instituições de ensino para o município de Cajazeiras-PB, a procura por moradias aumentaram. Assim, fazendo com que o número de construções crescessem deliberadamente, e com isso muitos empreiteiros e profissionais de outras áreas viram nisso uma forma de ganhar mais dinheiro e para reduzir gastos começaram a construir em áreas que apresentavam riscos para as pessoas que iriam habitar aquele local e as edificações próximas, riscos estes que poderiam ser causados pela ação do homem ou pela própria natureza, pois essas edificações estavam sendo erguidas em locais inapropriados, como: próximo a taludes com uma grande declividade que apresentam riscos de desmoronamento, próximo a rios ou açude que em épocas de cheia poderiam inundar parte das edificações, próximos a matas que em épocas de seca podem pegas fogo e as chamas se alastrarem para as edificações e em aterros inapropriados contaminados por resíduos sólidos. Diante disso foi feito uma análise dessas áreas onde estão sendo construídas, que podem não estarem sendo fiscalizadas e deixando passar diversas irregularidades técnicas.

Palavras-chave


Construção civil. Área de risco. Risco ambiental.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p106-117

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1364

Total de downloads do artigo: 1522