Capacitação para cuidadores de idosos na Associação Promocional do Ancião (ASPAN) na cidade de João Pessoa – PB

Maria Tereza de Souza Neves da Cunha

Danilo Augusto de Holanda Ferreira

Dione Marques Figueiredo Guedes Pereira

Zoraida Almeida de Andrade Arruda

Aline Soares de Lima

Ivanilda Borges de Oliveira Moreira

Resumo

O presente texto relara o desenvolvimento de um projeto de extensão que teve como objetivo geral proporcionar capacitação técnica/profissional a cuidadores de idosos de uma de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), na cidade de João Pessoa – PB, com foco nos aspectos biopsicossociais, dando sentido ao cuidado exercido. O projeto teve o formato de curso livre, tendo como parceiro social a Associação Promocional do Ancião (ASPAN). Primeiro entrou-se em contato com os cuidadores, através da ASPAN, e posteriormente foi dado início a capacitação. O curso teve a participação de 16 cuidadores de idosos da instituição parceira e foi executado por professores e um discente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do IFPB Campus Avançado Mangabeira. Ao longo das oficinas pode-se perceber que a equipe de cuidadores que a princípio se apresentou resistente a participar do curso aos poucos foram cedendo e participando das aulas, foram se identificando com os conteúdos que estavam sendo ministrados e foram participando das discussões e atividades propostas nas oficinas.

Palavras-chave


Capacitação. Cuidador. Idoso. Idosos. ASPAN. Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p12-18

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1495

Total de downloads do artigo: 1436