Projeto enverdecer: hortas orgânicas e alimentação saudável para os idosos da pousada Luzia Dantas no Município de Picuí - PB

Jeane Medeiros Martins de Araújo

Dayênia Celly Cândido de Araújo

Bruno Alexandre Barreto

Verônica Odete Lucena

Resumo

Este trabalho teve como objetivo relatar o processo de implantação de uma horta comunitária orgânica no abrigo de idosos Pousada Luzia Dantas visando fornecer alimentos para compor a dieta, incentivar e proporcionar o consumo de alimentos frescos, variados e de boa qualidade a os idosos que residem no referido abrigo, bem como, envolvê-los nos cuidados com a horta. A execução envolvendo plantio de hortaliças com a utilização de técnicas agroecológicas e a manutenção do projeto pelos alunos de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí mostrou que as experiências vivenciadas fora da sala de aula e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em prol da comunidade justificam a prática de extensão que agrega valor ao aprendizado e serve de elo entre a Instituição e a sociedade.

Palavras-chave


Hortas orgânicas. Alimentação saudável. Idoso. Idosos.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p72-77

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1314

Total de downloads do artigo: 1500