Obesidade na escola: estratégias de prevenção e controle em adolescentes

Ana Rayonara de Sousa Albuquerque

Andrea de Melo Pequeno

Gabrielle de Sousa Brito

João Pedro Figueiredo Nóbrega

Maria Lídia Gonçalves de Souza

Resumo

A obesidade é uma doença crônica complexa e multifatorial com caráter epidêmico e alta prevalência mundial. Sua incidência em crianças e adolescentes tem crescido significativamente sendo responsável por complicações das morbidades associadas, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e outros. Este projeto teve por objetivo conscientizar os adolescentes de uma Escola Estadual na cidade de Campina Grande – Paraíba sobre a importância dos hábitos saudáveis na alimentação e a prática de exercícios físicos como forma de prevenção da obesidade. Foram realizadas avaliações diagnósticas através de questionários para verificar os hábitos alimentares e prática de exercícios físicos pelos discentes. As questões que envolvem o tema obesidade foram discutidas através de palestras, e a consolidação das etapas do projeto e internalização dos conceitos envolveram dinâmicas, jogos, brincadeiras, construção de materiais como cartazes e fanzine, prática de exercícios físicos aeróbicos como corrida, danças e circuitos funcionais e no final do projeto foi elaborada uma cartilha informativa para disseminação das informações acerca do tema. O trabalho possibilitou informar e conscientizar os adolescentes e toda comunidade escolar sobre os impactos da obesidade na saúde e promover mudanças nos hábitos comportamentais a fim de diminuir as taxas de obesidade e de morbidades a ela associadas.

Palavras-chave


Obesidade. Alimentação Saudável. Adolescência.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p64-71

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2167

Total de downloads do artigo: 2733