Estudo do descarte dos resíduos domésticos e na zona rural de Pombal-PB

Susana Cristina Batista Lucena

Vanessa Ingridhe Costa

Resumo

Um dos principais problemas ambientais do Brasil é ineficiência do descarte adequado dos resíduos sólidos. Problema esse enfrentado não só nas áreas urbanas, mas, também na zona rural. Diante disso foi desenvolvido um projeto de extensão que teve como objetivo estudar o descarte dos resíduos domésticos e agrícolas em duas comunidades da zona rural de Pombal-PB, e servir como exemplo de melhorias no descarte dos resíduos, tanto nas comunidades envolvidas, como para a sociedade em geral, além de servir como base para outras pesquisas acadêmicas. Para esse trabalho foi feito um levantamento de literatura e legislação vigente do país sobre o tema e seguiu-se com um estudo de caso, de cunho qualitativo, onde se aplicou os conhecimentos adquiridos sobre a temática em duas comunidades rurais - Pinhões e Lages; no município de Pombal, PB, através de palestras. Ao término do projeto, pode-se perceber que foi atendido à expectativa de conscientizar os moradores desses sítios a dar destino correto aos resíduos sólidos provenientes de suas atividades domésticas e agrícolas.

Palavras-chave


Resíduos Sólidos. Resíduos Agrícolas. Coleta. Descarte.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p26-35

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1119

Total de downloads do artigo: 961