Atividade física em gestantes do Alto Sertão Paraibano

Francisca Samara Avelino Carneiro

André Magno Gomes da Silva

Maria Andriele Gadelha de Oliveira

Thauane Bandeira de Brito

Samara Celestino dos Santos

Gertrudes Nunes de Melo

Resumo

A prática regular de atividade durante a gestação melhora ou mantém o corpo saudável, controla o peso corporal, reduz o risco do desenvolvimento do diabetes gestacional em mulheres obesas e aumenta o bem-estar psicológico. O objetivo desse estudo foi aferir as atividades físicas habituais de gestantes de uma região de baixa condição econômica, vinculadas ao núcleo de apoio à saúde da família na cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por 13 mulheres no período gestacional entre 2 e 9 meses, moradoras do bairro Mutirão, município de Sousa-PB. Foi aplicado questionário Preqnancy Physical Activity Questionnaire – PPAQ para avaliação da atividade física diária das gestantes. A maioria das gestantes demonstrou realizar atividades domésticas que exigem bastante esforço físico. Com relação às atividades que envolvem transporte, as gestantes desvelam necessidade de ampliar o tempo de execução nesse tipo de atividade. Ademais, uma maioria significativa não afirmou gozar de qualquer atividade de lazer e diversão no período gestacional. Concluiu-se que a qualidade de vida das mulheres no período gestacional pode está comprometida em virtude da redução de atividade física orientada, bem como quase inexistência de atividades de lazer.

Palavras-chave


Envelhecimento. Saúde. Doenças psicossociais. Atividade física


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p12-21

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1255

Total de downloads do artigo: 1049