Proposição de medidas para coleta seletiva na Comunidade Cavalhada, município de Flores - PE

Ana Maria Veríssimo da Silva

Fernanda Carolina Monteiro Ismael

Everaldo Barbosa da Silva

Hernando Nunes da Silva

Daniele Aparecida Monteiro Ismael

Thâmara Martins Ismael de Sousa

Resumo

Um dos problemas ambientais que a Comunidade Cavalhada, situada na área rural do município de Flores - PE enfrenta atualmente é a disposição inadequada de resíduos sólidos. Um dos fatores que acarreta esse problema é a inexistência dos serviços de coleta seletiva na referida comunidade. Diante disso, desenvolvemos um projeto com objetivo de fazer uma pesquisa e analisar as formas e estratégias necessárias à implantação de coleta seletiva para solucionar o problema. A metodologia adotada consistiu, basicamente, em: visitas a algumas residências da comunidade, onde foi realizada a identificação dos principais tipos de resíduos e a quantificação dos resíduos gerados pela comunidade. Também foi realizada a estimativa do número de containers necessário à coleta seletiva, para tanto, calculou-se o volume de resíduos gerado na área estudada. Por fim, foram indicadas especificações técnicas acerca da coleta na área de estudo, tendo como base a literatura técnica publicada sobre a temática. Entre os resultados encontrados, destaca-se que o principal tipo e a quantidade de resíduos gerada diariamente é, respectivamente, o plástico 44,53 kg/dia. Percebeu-se também que três containers de 1000L são suficientes para a coleta. Além disso, verificou-se que o tipo de coleta mais apropriado para a área estudada é aquela onde se faz a separação dos resíduos secos dos molhados.

 

Palavras-chave


Resíduos sólidos. Zona rural. Meio ambiente.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p77-86

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1233

Total de downloads do artigo: 1102