Diagnóstico das condições de segurança no trabalho na construção civil em Cajazeiras-PB

Raphael Henrique Falcão de Melo

Paulena Araújo Santana

Francisco Felipe Pedrosa Bezerra

Lucas Bezerra da Silva

Sâmia de Morais Lima

Austriclínio da Costa Wanderley Neto

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar resultados da avaliação realizada em duas obras, sendo uma vertical e outra térrea, no Município de Cajazeiras – PB; verificou-se as condições do trabalho, visando a melhoria e manutenção da saúde mental e física dos trabalhadores, partindo da identificação, avaliação e controle de riscos encontrados no ambiente de trabalho. Foram realizadas visitas técnicas para identificação dos riscos ambientais e situações inadequadas à segurança do trabalho, principalmente quanto a NR 18, e conscientização dos parceiros sociais envolvidos quanto aos gargalos observados em seus canteiros de obra, tendo em vista sempre a saúde e segurança dos trabalhadores envolvidos e evitando, em contrapartida, passivos trabalhistas previstos na legislação vigente para os parceiros sociais.

Palavras-chave


Segurança do trabalho. Avaliação de riscos. Condições de trabalho. Construção civil.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n11p70-80

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1387

Total de downloads do artigo: 1191