Trabalho com pessoas com deficiência visual: transformar-se para transformar

Lúcia de Fátima Araújo Souto Badú

Érika Rodrigues Dias Dias

Jâmison Alves Teixeira

Luiz Alexandre de Lima

Resumo

Este relato descreve as experiências vivenciadas durante a realização do projeto de extensão Trabalho com pessoas com deficiência visual: transformar-se para transformar”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro, no ano de 2016. O objetivo geral do projeto foi contribuir para o efetivo processo de inclusão das pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão), bem como para o acesso a recursos metodológicos por parte de profissionais da educação básica II e III. Para tanto, analisamos artigos baseados em experiências exitosas com tal público e, paralelamente, realizamos um curso básico de braile direcionado a pessoas com a especificidade enfocada, bem como a pessoas interessadas no assunto. Como principais resultados, conseguimos o envolvimento de estudantes e de profissionais de diferentes áreas nas discussões e no curso ofertado, além da produção de material disponibilizado na instituição.

Palavras-chave


Inclusão. Deficiência visual. Inclusão Social. Curso de Braille.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n11p60-69

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1723

Total de downloads do artigo: 1338