Saberes socioeconomicos e socioambientais: fundamentos à implantação da Escola Sustentável “Divino Mestre” em Bayeux/PB

Iolivalda Lima Nascimento

Mariângela Lima Nascimento

Liz Gabrielle Nascimento Rodrigues

Mônica Izabel da Costa Silva

Viviane Cristina Cavalcante

Wallaf Beethoven Silva

Resumo

O referido estudo adquiriu ao longo das discussões multidisciplinares, a funcionalidade de norte às estratégias de implementação daquela que seria uma “nova ordem social, cultural e ambiental local” em vias do bem estar social.  O horizonte da proposta perpassa também o da educação em direitos humanos, aos quais integra o direito de viver em um ambiente seguro, limpo e saudável, tal como disposto na Constituição Federal brasileira. O estudo foi de caráter exploratório e teve como parâmetro de análise a metodologia quali-quantitativa, a partir de um universo de 30 entrevistados. Os primeiros resultados apontaram para as necessidades de educação ambiental; de educação profissional; de empreendedorismo e de organização popular. Concluída a primeira parte do trabalho socioeducacional, seguiremos com a educação popular, finalizando com a avaliação do impacto social auferido pelo projeto, na perspectiva da transformação da realidade social e ambiental da comunidade Rio do Meio.

Palavras-chave


Educação. Qualidade de Vida. Sustentabilidade. Transformação Social.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n11p81-93

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