Projeto de incentivo à reutilização de rejeitos minerais para a geração de renda para garimpeiros na Região do Seridó Oriental

Mario Henrique Medeiros Cavalcante de Araújo

Davi Kennedy Oliveira da Fonsêca

Resumo

Apresenta resultados de um projeto desenvolvido com garimpeiros da Região do Seridó Oriental com objetivo conscientizar e capacitar os garimpeiros para que estes tenham alternativas de melhorias no próprio garimpo. Para tal, foi realizado um mapeamento sistemático das atividades extrativista mineral do Município de Picuí, PB visando traçar um perfil destas áreas quanto à força de trabalho, situação legal, posse da terra entre outras informações de alta relevância. Simultaneamente,  foram iniciados contatos para a firmação de parcerias para troca entre experiência e técnica. Tendo em vista, a realidade encontrada, foram realizadas palestras, que forneceram ao público alvo conhecimentos específicos sobre  empreendedorismo apontando para a possibilidade de incremento da renda de tais trabalhadores através do incentivo ao reaproveitamento dos materiais que antes eram descartados, contribuindo assim, para a redução sistemática do impacto ambiental gerado pela atividade garimpeira. Deste modo, conclui-se que o projeto foi considerado altamente relevante é alcançou os objetivos traçados.

 

Palavras-chave


Garimpo. Garimpeiro. Rejeitos Minerais.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p98-111

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1905

Total de downloads do artigo: 2027