Produção vídeo na construção do conhecimento com Agricultores e Agricultoras familiares: a experiência do Assentamento Padre Cleides no Alto Sertão paraibano

Francisco Roserlândio Botão Nogueira

Bismark Alves da Silva

Jéssica Monique dos Santos Lima

Franscisco Jocélio Cavalcante Souza

Joandro Ferrreira Gomes

Ricardo da Silva da Silva Ferreira

Resumo

Apresenta um relato de experiências obitdas com o desenvolvimento do projeto Produção de vídeo-documentário realizado no Assentamento Padre Cleides no Municipio de Santa Helena, situada no Alto Sertão paraibano. O referido projeto teve como objetivo a Produção de vídeo-documentário de experiência sobre a produção e estocagem de forragem. Foram feitas sucessivas visitas ao assentamento, realizadas com o intuito de acompanhar algumas atividades produtivas, desenvolvidas pelas famílias. Em simultâneo realizou-se um diagnóstico rápido e participativo da dinâmica funcional e produtiva do assentamento culminando com a produção de vídeo-documentário de experiência sobre a produção e estocagem de forragem, que servirão como material didático/pedagógico para abordagem em evento de formação para construção do conhecimento. A produção de vídeos, tendo como protagonistas os próprios agricultores e agricultoras mudou a realidade local e desenvolveu a construção participativa de conhecimentos sobre práticas de conservação de forragem.

Palavras-chave


Assistência Técnica e Extensão Rural. Produção forragem. Vídeo-documentário.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p78-87

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1554

Total de downloads do artigo: 1212