Sala de leitura: despertar virtual

Lourdes Sales Macedo

Maria de Fátima Dantas Carneiro Souto

Gicarla Maria Clemente Santos

Ridete Helena Cardoso Coutinho

Resumo

Este artigo trata do Projeto Sala de Leitura: despertar virtual, que integra o Programa Educação Digital (PED) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O objetivo é relatar a experiência deste projeto que amplia as oportunidades de leitura e de acesso à internet. Texto construído a partir da vivência do cotidiano da Sala de Leitura, do estudo do referencial teórico e de entrevistas com usuários. Apresenta o Sala de Leitura: despertar virtual ‒ uma experiência de educação digital, um espaço aberto ao conhecimento que estimula o contato com o mundo virtual e com novos horizontes culturais ‒, como um projeto destinado às comunidades em situação de vulnerabilidade econômica e social. Resultados: no período de funcionamento, em 2012, 2.398 (dois mil trezentos e noventa e oito) atendimentos foram registrados. Além disso, foi criado um perfil no Facebook e as crianças tiveram a oportunidade de desenhar, pintar e conhecer o acervo de histórias infantis. Finalmente, conclui que o Projeto Sala de Leitura: despertar virtual é uma iniciativa de relevo que subsidia o usuário com informações e conhecimentos que contribuem para a educação e valorização da cidadania.

Palavras-chave


Sala de Leitura. Educação. Tecnologia Digital. Projeto de Extensão


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p76-84

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2716

Total de downloads do artigo: 1133