Robótica educacional como metodologia de aprendizado

Arlindo Garcia de Sá Barreto Neto

Valnyr Lira

Resumo

Este trabalho buscou associar a robótica como ferramenta educacional de aprendizado, na qual os jovens inseridos no grupo de trabalho adquiriam competências com as metas estabelecidas, formulando uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto (ABP). Essa metodologia apresenta uma característica na qual é possível estudar e resolver problemas do cotidiano, de modo a motivar os alunos na aquisição de conhecimentos e  competências por meio de um processo  de investigação, partindo de questões simples até as mais complexas. Nesse contexto, os alunos desenvolveram seus projetos em robótica e ao mesmo tempo, foram agentes multiplicadores, pois visitaram  escolas públicas mostrando a importância da robótica no desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos curriculares, contribuindo de forma positiva a desenvolver um ciclo virtuoso de interesse e conhecimento. Portanto, o uso da robótica contribui para quebrar um paradigma, rompendo com a forma rígida e arcaica da metodologia clássica de aprendizado, ou seja,  aspectos teóricos sem conexão com a realidade social e cultural dos atores envolvidos.

Palavras-chave


Educação, Robótica, Aprendizado.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p49-56

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2072

Total de downloads do artigo: 5140