Implantação do escritório modelo CACTUS: experiência multidisciplinar e parceria com o escritório EDIFICAR

José Edson Bezerra

Alison Pedro e Silva

John Rummennygh Fernando Souza

Thais de Freitas Morais

Artur Moises Gonçalves Lourenço

Resumo

Neste artigo será relatado a experiência da implantação de um escritório modelo interdisciplinar, o CACTUS (Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais), no Instituto Federal de Educação e Ciência da Paraíba - Campus Princesa Isabel, que tem como objetivo promover autonomia profissional aos alunos do IFPB para capacitá-los a desenvolver soluções tecnológicas para as demandas locais integrando os saberes teórico e prático em busca do desenvolvimento sustentável da região. Para isso um conjunto de atividades foram desenvolvidas com os objetivos de integrar as diferentes áreas do conhecimento dentre os integrantes do escritório, realizar visitas a escritórios modelos para troca de experiencias e instituições que realizam ações dentro do escopo do escritório. A série de atividades serviram de alento para a consolidação do escritório e a parceria criada com o EDIFICAR grande espaço de troca e conhecimento. Conclui-se que a criação de empreendimento sociais, em especial os escritórios modelos, em instituições de ensino podem servir como ferramenta muito eficaz para a construção da autonomia dos alunos e seu protagonismo junto a sociedade, além de gerar uma resposta concreta para problemas vivenciados pela mesma.

Palavras-chave


Empreendedorismo social, Tecnologia BIM, Assessoria comunitária


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p23-33

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1647

Total de downloads do artigo: 1383