Implantação da coleta seletiva solidária no IFPB Cabedelo

Valéria Camboim Góes

Andressa de Araújo Porto Vieira

Andréa de Souza Silva

Claudiana Maria da Silva Leal

Henrique César da Silva

Lício Romero Costa

Pedro Paulo Sampaio de Lacerda

Turla Angela Alquete de Arreguy Baptista

Resumo

Apresenta uma experiência desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo (IFPB-CB), a partir da elaboração e execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), instituído no referido Campus com objetivo de contribuir para a redução da geração de resíduos sólidos no referido Campus, orientando as etapas adequadas a partir da segregação até a destinação final desses resíduos, bem como estabelecer a relação entre o IFPB-CB e a Associação de Catadores de Reciclagem de Cabedelo para definir quais os materiais eram reciclados e garantir o sistema de rateio entre os associados e cooperados. Foram realizadas palestras de educação ambiental com alunos, servidores e terceirizados, bem como a implantação da coleta seletiva solidária no Campus. Todas as etapas, desde a elaboração do plano até a efetivação da coleta seletiva, aconteceram em um período de sete meses, entre fevereiro e agosto de 2016.

Palavras-chave


Resíduos Sólidos. Coleta Seletiva Solidária. Educação Ambiental.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p28-38

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1792

Total de downloads do artigo: 1608