Conhecimento, habilidade e atitude: contribuição dos estudantes do curso técnico em recursos pesqueiros para o desenvolvimento local e sustentável da comunidade de Cabedelo - PB

Maria de Fátima Alves Figueiredo de Lacerda

Luciana Trigueiro de Andrade

Pedro Paulo Sampaio de Lacerda

Evelin Sarmento de Carvalho

Maize Sousa Virgolino de Araujo

Maria Késia Ribeiro de Freitas

Lenietti Galiza Gama

Ygor Gardel Santos de Lima

Resumo

Este trabalho tem por objetivo de desenvolver habilidades e competências dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros, a partir do repasse dos conhecimentos construídos na disciplina de Tecnologia do Pescado, por meio de capacitações para a comunidade de Cabedelo, quanto à elaboração de produtos pesqueiros, enfocando o desenvolvimento local e sustentável da pesca, desde a higienização, manipulação e elaboração de produtos pesqueiros até a reciclagem dos resíduos orgânicos de pescados, pela Compostagem, viabilizando a melhoria na qualidade de vida da comunidade. A metodologia foi organizada pela formação equipes de alunos, que foram responsáveis pela ministração das capacitações ofertadas para a comunidade em forma de oficinas. As equipes foram responsáveis  pela elaboração do material didático, tipo apostila, a ser utilizado nas capacitações e no final organizada  cartilha orientativa. Durante as capacitações, foram aplicados questionários socioeconômicos e avaliativos, de forma que o desempenho dos alunos foi avaliado pela comunidade participante. Foram capacitados  205 pessoas, que já atuam ou que desejam se inserir na área de preparação de pescado, despertando ainda, o empreender  na área, tendo o cuidado com a preservação do meio ambiente.

 

Palavras-chave


Capacitação. Competências. Gestão de resíduos de pescados


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p32-40

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1791

Total de downloads do artigo: 1174