Xadrez escolar: potencializando conhecimentos e integrando a comunidade

Amílcar Célio França Pessoa

John Paul Caldas Albuquerque

Resumo

O projeto em questão teve como objetivo promover a prática do Xadrez na Escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, em Princesa Isabel-PB, proporcionando aos alunos do Ensino Fundamental maior desenvolvimento em certas áreas do conhecimento, como a Matemática e o Raciocínio Lógico, além de integrar a comunidade princesense com o Campus do IFPB através de eventos (torneio de xadrez, jornada de educação, ciência e tecnologia). A duração do projeto foi de sete meses, onde os alunos tiveram, semanalmente, aulas de xadrez em um ambiente previamente preparado com tabuleiros, peças e mural magnético, na escola que frequentam. A cada semana, os alunos receberam material didático referente à aula dada, com atividades que estimulavam o raciocínio lógico, a paciência, a disciplina, a previsão de resultados e o cálculo matemático. Durante as aulas, também foram trabalhados valores como a ética e o respeito ao próximo.  

Palavras-chave


Esporte e Lazer. Integração Comunidade-IFPB. Xadrez Escolar.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p57-66

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2176

Total de downloads do artigo: 2615