Logus populi: o multiculturalismo no ensino- aprendizagem de línguas adicionais

Carla Lima Richter

Ana Luzia Souza

Solange Maimoni

Resumo

Este relato de experiência trata do projeto de extensão “LOGUS POPULI: O MULTICULTURALISMO NO ENSINO- APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS”. O trabalho é fruto do edital de extensão n.º 014/2016 - probexc projeto remanescente e teve como objetivo principal criar o primeiro Clube de Línguas Adicionais no Instituto Federal da Paraíba no Campus Monteiro. A ideia era criar um lócus para o estudo das línguas inglesa e espanhola, como forma de inserção no mundo atual e da cultura de países anglófonos e hispanófonos. Além disso, buscamos ampliar a discussão sobre elementos das línguas alvo e de suas respectivas culturas. Para tanto, recursos como filmes, músicas e jogos foram usados no desenvolvimento de atividades lúdicas, multiculturais que incluíssem as quatro habilidades linguísticas – leitura, escrita, audição e conversação.

Palavras-chave: Línguas adicionais. Língua inglesa. Língua espanhola. Multiculturalidade.

Palavras-chave


Palavras-chave: Línguas adicionais. Língua inglesa. Língua espanhola. Multiculturalidade.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p94-100

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1917

Total de downloads do artigo: 1673