Em busca da história perdida: resgate do patrimônio imaterial da cidade de Areia/PB

Sinthya Pinheiro Costa

Sáskia Lavyne Barbosa da Silva

Adriano Ferreira de Melo

Diego Luis dos Santos Félix

Gilberto Batista da Silva

Lucineide Clementino da Costa

Resumo

O patrimônio cultural e natural é fonte insubstituível de vida e inspiração, nosso ponto de referência, nossa identidade.Todos os vestígios deixados pelas gerações passadas são fontes históricas que podem ser analisadas pelos historiadores para produzir conhecimento histórico.  Com tanto valor cultural, a cidade foi escolhida como cenário do projeto de extensão que objetivava resgatar o patrimônio imaterial da cidade de Areia/PB a partir das histórias contadas por pessoas da comunidade, que dispunham de informações que contribuíssem para fortalecer os valores e a herança cultural deste povo. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnóstico do patrimônio imaterial da cidade definindo as fontes das informações e posteriormente realizado um resgate da história contada através das escutas a comunidade. A partir dos dados coletados, chegou-se a 14 sujeitos que partilharam sua história, valores, tradição, arte. Estes sujeitos e sua história compuseram uma exposição fotográfica e serviram como inspiração na elaboração de um Cordel. A exposição teve 304 visitantes e aconteceu no Casarão José Rufino, na cidade de Areia.

Palavras-chave


Patrimônio. Cultura. História.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p21-31

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2118

Total de downloads do artigo: 1940