Hipertensão e exercício físico: um relato de experiência

Ana Rayonara de Sousa Albuquerque

Andrea de Melo Pequeno

Luana de Oliveira Matias

Maiara Luiz Barros

Tássita Valeska Alves Barbosa

Mércia do Socorro Diniz Souza Farias

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada um problema de saúde pública cujas causas são múltiplas. Mudanças no estilo de vida, alimentação saudável e prática de exercício físico são mecanismos de prevenção e controle desta patologia. O exercício físico é responsável pela diminuição dos níveis pressóricos e contribui para a melhoria na qualidade de vida dos portadores de hipertensão. Este trabalho é um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto intitulado Hipertensão e Exercício Físico, realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Bodocongó em Campina Grande-PB. O projeto objetivava conscientizar a comunidade e os portadores de HAS atendidos pela USF, sobre a importância do exercício físico no controle e tratamento da doença. Foram realizadas investigações diagnósticas para verificar a prevalência da hipertensão e análise dos fatores de risco e sua relação com a doença, grupos de discussão e palestras informativas sobre temas relacionados à hipertensão e sobre a importância do exercício físico. Além disso,  foram verificados peso, altura, circunferência do quadril e Índice de Massa Corporal (IMC). O projeto possibilitou conscientizar os hipertensos e a comunidade em geral, que a incorporação de hábitos saudáveis e prática de atividades físicas era um dos meios de controlar e tratar a hipertensão.

Palavras-chave


Hipertensão, Exercício Físico, Qualidade de Vida.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p13-20

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1747

Total de downloads do artigo: 1415